Saiba como cuidar da saúde bucal do seu pet

Também conhecido como tártaro, o cálculo dentário, nada mais é do que o acúmulo de placas bacterianas, onde as bactérias vão se organizando e produzindo toxinas irritantes que ocasionam gengivite. Como a grande maioria dos animais não têm os dentes devidamente escovados, essas placas vão se acumulando e calcificando. Além do aspecto visual, um dos primeiros sintomas que indicam a existência de tártaro em cães é o mau hálito.

A existência de cálculos na boca do seu pet pode representar um perigo para a saúde. Com a calcificação, mais bactérias se aderem e passam a afetar os tecidos de suporte do dente. Isso aumenta o risco de o animal perder os dentes afetados, dificultando a trituração de alimentos e podendo até influenciar na dieta do bichinho. Como consequência mais grave, o local da lesão pode servir como fonte de contaminação para o organismo, com a possibilidade de atingir órgãos vitais e levando à doenças cardíacas, problemas nos rins, problemas oftálmicos, problemas no fígado e até a perda dos dentes.

Um tratamento auxiliar para evitar esses problemas é fazer a prevenção através da escovação, do uso de rações específicas e de creme dental especial para cães e gatos, inclusive com sabores para tornar a escovação um ato agradável para o pet.

Porém, todo o cuidado com a escovação não elimina a necessidade da realização da limpeza dos dentes e a remoção completa do cálculo dentário. Esse procedimento deve ser feito em uma clínica veterinária, pois geralmente envolve anestesia geral. Alguns bichinhos possuem restrições, pois as condições de saúde podem significar um risco elevado ao receber anestesia geral. Isto geralmente ocorre em animais idosos e, nesses casos, o veterinário deve avaliar se o procedimento é realmente recomendado, para isso são feitos exames de sangue e, se necessário, outros exames.

Sempre consulte um veterinário de confiança antes de comprar qualquer produto ou marcar qualquer procedimento para o seu pet. É fundamental que o animal passe por uma consulta de avaliação de suas condições, até mesmo para ver a necessidade do uso de antibióticos profiláticos (no caso de doença periodontal severa) e também as condições gerais de saúde do animal, que será submetido a um procedimento.

A equipe de veterinários da Casa do Au-Au faz este procedimento de limpeza. Ligue já e agende uma avaliação para o seu pet.

Telefones: (41) 3332-5155 / 3079-5155

WhatsApp: (41) 9839-1615

[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*