Tenha uma Feliz Páscoa: mantenha o chocolate longe de cães e gatos

A época da Páscoa é maravilhosa, pois além de todo o seu real significado, é o período mais doce do ano, tem chocolate para todos os lados. E quem é dono de bicho de estimação já vivenciou aquela situação em que você está saboreando aquele chocolate delicioso e o seu cão ou gato está te olhando com aquela carinha de pidoncho: “Por favor, me dá um pedacinho! Estou com tantaaaaa vontade…”.

Se você é um dono que gosta de dividir seu chocolate com o seu pet, cuidado, você pode estar fazendo muito mal para ele. O chocolate possui uma substância chamada teobromina, que para nós humanos é inofensiva, porém é tóxico para o seu pet, pois o organismo dele não consegue eliminar essa substância rápido o suficiente, levando-o à intoxicação.

A concentração dessa substância muda de acordo com cada tipo de chocolate. Dependendo da quantidade de chocolate que é ingerida pelo animal, pode levá-lo à morte.

Permitir que seu pet coma, mesmo que uma quantidade pequena de chocolate, pode fazê-lo vomitar e/ou ter diarréia. Uma intoxicação mais grave pode apresentar sintomas como dificuldade de coordenação motora, excitabilidade e até convulsões.

Diante dos riscos para o seu amigo, é sempre melhor prevenir do que remediar. Nesta Páscoa, não dê chocolates para o seu pet. Também é preciso tomar cuidado e não deixar ovos e outros chocolates em lugares de fácil acesso. Você sabe que os cães e gatos são bem “ligeirinhos” e sempre encontram as delícias espalhadas pela casa.

Já existem chocolates específicos para animais, com ingredientes saudáveis e que não fazem mal à saúde deles. Cuide do seu amiguinho e garanta dias mais saudáveis ao seu lado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*